Abadia de Westiminster

Abadia de Westiminster

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

BEM VINDOS A IGREJA ANGLICANA,

Picture


Gostaríamos de nos apresentar. Esta pequena introdução chega até você de uma parte da família de Deus. Queremos compartilhar com você o que temos e esperamos que se sinta livre para unir-se a nós em nossa aventura na fé.

Nossa História de Aventura. . . 

Deus tem o hábito de agitar as coisas! Quando Deus se fez Homem, Ele incomodou os líderes religiosos da época. Não é surpreendente que um dos sinais da presença continuada de Jesus na Igreja seja que as pessoas ainda são levadas a fazer coisas que perturbam.

Quando as pessoas fazem uma aventura por Deus, elas são frequentemente desafiadas por líderes religiosos que fazem a pergunta: “Com que autoridade vocês agem desta maneira?” Parece presunçoso sugerir que a autoridade venha de Deus. Jesus disse aos Seus discípulos para irem pelo mundo como testemunhas, cheios do Seu Espírito. Estamos tentando ser obedientes a esse chamado. Gostaríamos que você se juntasse a nós.

O que a Aventura Exige ? . . . 

A resposta curta para essa pergunta é que ela exige muito sacrifício. Quando nos reunimos em torno do altar de Deus, dizemos a Deus: “E aqui oferecemos e apresentamos a Vós, ó Senhor, a nós mesmos, as nossas almas e os nossos corpos, para que sejam, para Vós, um sacrifício razoável, santo e vivo".

Por todo este país, pequenos grupos de pessoas estão fundando congregações cristãs na tradição Anglicana / Episcopal. Algumas famílias se reúnem. Talvez comecem em uma casa ou aluguem um salão. Elas têm que empregar uma quantidade enorme de energia, talento e dinheiro para servirem em uma nova congregação, para que, juntas, cheguem a pessoas como você. À medida que a nova congregação cresce, ela compra um terreno e, finalmente, constrói uma igreja. Na família de cada igreja, pessoas comuns, jovens e velhos, encontram o Deus vivo, aprendem qual é a Sua vontade e tornam-se Seus servos.

Por que fazer um Sacrifício desses ? . . . 

O Cristianismo é uma fé missionária. Espalhou-se do Oriente para Europa e da Europa para o Novo Mundo, África, Ásia e Oceania. Homens e mulheres arriscaram tudo para cumprir a tarefa missionária. Como a Igreja terrena é formada de meros mortais, ela faz coisas erradas  e de tempos em tempos Deus resgata a Sua Igreja através de vidas que foram mudadas. Há quatrocentos anos, no que chamamos de Reforma, alguns clérigos ingleses arriscaram suas vidas para chamar a Igreja de volta à sua fé e missão. Eles não criaram uma “nova igreja”. Eles reformaram a parte da Igreja na qual eles serviam. Essa Igreja se chama Igreja da Inglaterra.

A maioria dos primeiros colonizadores da América pertencia a essa Igreja. Após a Revolução, eles se autodenominaram Episcopais. Durante os últimos trinta anos, muitos Episcopais têm se sentido chamados a reformar parte da Igreja. A Reforma renova, ela não inicia nada novo!

Como Você Sabe que Está Certo? . . . 

Acreditamos estar fazendo a vontade de Deus testando as nossas crenças pelo testemunho da Igreja. O que isso significa? Deus trabalha através das pessoas. As pessoas anotam as suas experiências. O maior livro de experiências chama-se Bíblia. Deus inspirou os seus escritores a registrarem aquilo que Ele revelou não somente a eles, mas ao Seu povo e, em especial, através da vida, morte, ressurreição e ascensão do Seu Filho. Nós somos uma igreja bíblica, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.

Nosso Senhor chamou os Apóstolos, que indicaram os sucessores. Estes sucessores – bispos, sacerdotes, diáconos e leigos – deixaram para a Igreja relatos de suas experiências. Nos Credos, sermões, livros a respeito de Deus, reflexões sobre a Bíblia, relatos de vidas santas, nós aprendemos como o chamado de Deus é ouvido e vivido de geração em geração. Isto é o que chamamos de Tradição. Tradição não significa a voz morta do passado, mas a voz viva de Deus falando ao Seu povo. Nós somos uma Igreja tradicional, sem ser imóvel.

E as Pessoas Comuns? . . . 
Todos os Cristãos são pessoas comuns. Deus é quem faz a diferença.  Há quatro ordens de pessoas chamadas na Igreja. São os bispos, que são novos Apóstolos; sacerdotes, que compartilham o chamado apostólico; e diáconos, que nos inspiram a sermos servos do Senhor. Os leigos formam a quarta ordem.

Os leigos compartilham plenamente da nossa aventura na fé. Eles são chamados a participar plenamente do culto de adoração. Nossa liturgia, o Livro de Oração Comum, assegura que o culto de adoração seja realizado por todo o povo, e não apenas por um ministro.

Os leigos são chamados a partilhar plenamente no ofício religioso. Na congregação local, o povo de Deus tem a sua propriedade e exerce o ministério entre si através de seus representantes eleitos. Isto também é verdade na Igreja como um todo. Os leigos divulgam o Evangelho, ajudam os necessitados e dão exemplos do amor de Deus.

O tempo não pára ... 

A Igreja não deve perder suas Tradições Históricas, suas raízes, sua ligação com os apóstolos e primeiros cristãos. Todavia, também não deve ficar parada no tempo. È preciso se adaptar à cultura, à arte, à moda: com bom gosto, ética e decência. Assim é a Igreja Anglicana: tradicional e moderna. Onde o antigo e o moderno se encontram e se abraçam.

Isto Tudo Equivale a Quê? . . . 

Somos uma Igreja de Rito e Tradição Anglicana, não pertencendo a nenhuma comunhão ou jurisdição que se auto denomine "anglicana" no Brasil ou no mundo, porém permanecemos constante na fé passada a nós pelos nossos antepassados na Igreja da Inglaterra, a Grande Igreja Ocidental e todo o percurso retroativo até a Igreja Primitiva fundada pelo próprio Nosso Senhor Jesus Cristo através dos Seus Apóstolos”, porém se abrindo para o novo, sem medo da modernidade, dando continuidade ao Anglicanismo Histórico, onde os diferentes se encontram e se completam, onde há lugar para todos. Nossas crenças baseiam-se nos ensinamentos da Bíblia, como são explicados nos Credos e na Tradição da Igreja, coerente com a inteligência e com a razão. Os nossos bispos detêm consagrações válidas e estão em Sucessão Apostólica com os apóstolos originais que foram escolhidos pelo Próprio Cristo. A liturgia em uso é o Livro de Oração Comum.

A nossa família não é um clube exclusivo, está aberta indiscriminadamente a todos que desejarem conhecer, adorar e servir a Nosso Senhor. O testemunho da Igreja Anglicana é duplo. Ela existe para pregar e dar testemunho da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme estabelecido nos ensinamentos da Bíblia e da Tradição da Igreja. A nossa Igreja é uma família de Cristãos dedicados a Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Estamos alicerçados na tradição, vivendo no presente e olhando para o futuro, e você está convidado a participar de nossa família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário